Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

Alimentos que combatem e causam a enxaqueca

Dores de cabeça fortes, que atrapalham e muito a qualidade de vida de quem sofre com as crises frequentes.  Diversos fatores no nosso dia a dia, mesmo sem que a gente perceba, pode acabar contribuindo para que ela apareça, como por exemplo: Hereditariedade, ansiedade, jejum prolongado, noites mal dormidas, estresse, obesidade, tabagismo e variações hormonal.



Há alguns dias atras eu fiz um post sobre Enxaqueca (se você não leu, clique AQUI), e muitas meninas comentaram comigo que sofrem desse mal.  Infelizmente eu também faço parte desse grupo, só que geralmente é no período da TPM, muito raramente fora desse período, mas acontece.
Então, fiz uma pesquisa e vim mostrar pra vocês que com a alimentação podemos evitar que a enxaqueca apareça com mais frequência.



Além de usar medicamentos devemos nos atentar que um poderoso aliado contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca: a alimentação!  Isso mesmo, alguns nutrientes tem o poder de aliviar os sintomas e até mesmo reduzir este mal.

Alimentos que devemos consumir:

MAGNÉSIO:

A concentração de magnésio no nosso corpo afeta os receptores de serotonina, substância responsável por regular a percepção a dor e disposição, bem como outros receptores relacionados a enxaqueca.  Ele também tem ação relaxante.

Principais fontes: Feijão preto, espinafre, castanha de cajú, amêndoas, alcachofra, chocolate meio amargo, sementes, abacate, batata, ervilha e tomate.

OMÊGA 3:

Ele tem ação anti-flamatória combatendo as substâncias inflamatórias (como carboidrato refinado, gordura e embutidos) causadoras da enxaqueca.

Principais fontes: Salmão, sardinha, atum e semente de linhaça.

VITAMINA B12:

Ela é fundamental para o funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade que podem causar as crises de enxaqueca.

Principais fontes: fígado de boi, atum, ovos, leite, espinafre, agrião e couve.

ANTIOXIDANTES:

Limpa o excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo.  Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória.

Principais fontes: Cenoura, mamão, abobrinha, frutas alaranjadas, frutas vermelhas e azeite.

ÁGUA:

Tente beber 2 litros diários, pois uma das causas da dor de cabeça, pode ser a falta de água no corpo, ou seja, desidratação.

GENGIBRE:

Ajuda poderosa para náuseas e cefaleia, por ser anti-inflamatório e anti-histamínico.
Pode ser consumido em forma de chá.

Nos dias de crises, chá de flores de lavanda, maracujá ou erva cidreira, ajudam a promover o bem estar pois são calmantes.

Além da alimentação, alguns hábitos também podem ajudar a evita-la como por exemplo: praticar atividades físicas, não pular refeições, comer de 3 em 3 horas e não mudar horários de sono.

Alimentos que devemos evitar:

CARBOIDRATOS:

É uma das coisas que devemos moderar.  Tanto a falta dele como o excesso mexem com o nosso metabolismo, e um dos sintomas disso é a dor de cabeça.  Por isso, nada de corta-lo totalmente da dieta, mas deve se ter cautela.

Principais fontes: arroz, pães e massas.

EMBUTIDOS E PRODUTOS DEFUMADOS:

Tem alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo nosso organismo.

Exemplos: Presunto, salame, salsicha e patês industrializados.

Outros vilões:


  • Café, chá preto, refrigerantes a base de cola: É bom evitar se o seu organismo for sensível a cafeína.
  • Vinho tinto e amendoim: Eles contem teobromina, amina e tiramina, que estimulam o sistema nervoso central e podem causar a dor em pessoas sensíveis a esse componente.
  • Queijos envelhecidos
  • Comida processada
  • Chocolate
  • Bebidas alcoólicas
Apesar destes serem algum dos vilões, que podem causar com mais frequência a enxaqueca, devemos ter em mente que existe sempre uma reação individual, por exemplo: o kiwi é recomendado por ser antioxidante, mas em algumas pessoas ele pode causar a dor por se cítrico.  Por isso o recomendado é que você observe e se possível anote tudo que come, assim pode observar o alimentos que no seu caso, causam as dores com mais frequência.  
Cada pessoa reage de uma forma.  Portanto observe-se!


Este post é apenas orientativo e não dispensa e nem substitui a visita ao médico!

Espero muito que tenham gostado e que este post possa ajudar vocês.

Um excelente final de semana para todas!!!

Fiquem com Deus.

Beijos!!!







2 comentários:

Deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim. Fique com Deus. Bjosss!