Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Linhaça: O aliado da dieta e seus benefícios!

Hoje o post vai ser um pouco maior do que de costume, mas garanto: vale a pena ler por completo!  Então se você é uma das leitoras que tem preguiça de ler, coloca a preguiça de lado porque você só tem a ganhar e a sua saúde também.  Alias você vai perder sim, mas será aqueles quilinhos indesejáveis! Rsrsrs
Hoje eu vou falar sobre a linhaça, que é a semente do linho.   Um alimento funcional que traz benefícios para o coração, intestino e até prevenindo alguns tipos de câncer entre muitos outros benefícios.



Essa pequena tem sua fama maior no quesito emagrecimento.  Isso mesmo!  Ela é rica em fibras, que por sua vez, liberam glicose no sangue e reduzem por tabela, o acúmulo de gordura no corpo.  E mais: ainda é uma alternativa de cereal sem glúten.
Existem 2 tipos de linhaça: a marrom e a dourada.  Não existem muitas diferenças entre elas a não ser que a marrom tem um pouco mais de ômega 3 e 6.  Mas isso também vai depender de alguns fatores como por exemplo, a região em que foi plantado.



Ela também é bastante rica em lignanas, substância muito semelhante ao estrogêneo, que esta relacionado a proteção contra o câncer de mama.
Eu tive uma experiência direta com a linhaça.  Meu pai e meu marido consumiram a linhaça por um período que eu não sei dizer com precisão qual foi, mas algo em torno de dois meses e ambos emagreceram.  Meu marido chegou a perder 10 Kg! E teve o intestino regulado. E meu pai (isso faz um tempo, ele já é falecido) além de perder peso, teve o colesterol reduzido e algumas veias dele desentupiram.
Então garanto, funciona mesmo e eu vou inclui-la na minha dieta.  Claro que além de consumi-la, o ideal é fazer uma reeducação alimentar.  Não dá pra sair consumindo tudo que vê pela frente e esperar um milagre! Rsrsrs



A porção recomendada dessa semente é de 10 gr por dia, aproximadamente 1 colher de sopa.



Veja alguns dos benefícios dessa sementinha:


  • Ajuda a emagrecer, pois ela cria uma barreira no bolo alimentar, nos dando a sensação de saciedade.
  • Faz bem ao coração, pois ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), graças ao ômega 3.
  • Controla e previne o diabetes.
  • Controla inflamações.
  • Ameniza os sintomas da TPM.
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Aumenta nossa imunidade
  • Auxilia no controle da pressão alta
  • Previne alguns tipos de câncer
  • Protege a saúde dos ossos
  • Diminui os sintomas da menopausa
Mas não se deve consumir em excesso, como dizem "tudo que é demais faz mal", e esse alimento não foge a essa regra.  Se consumir mais de duas colheres de sopa por dia, ela causa produção excessiva de gases e aumento de peso.
A melhor forma de se consumida é triturada no liquidificador, pois ela tem uma casca muito dura para ser rompida com os dentes.  Triturada essa proteção é vencida e os nutrientes ficam disponíveis.



Uma dica muito importante é: Não compre ela já triturada!  Existe essa opção no mercado.  Mas a que já vem triturada, tem o seu óleo retirado para ser vendido separadamente.  Compre ela inteira e triture em casa, assim você não perde nada do seu alimento.
Você também pode guarda-la já triturada, o que facilita bastante.  Nesse caso, ela deve ser armazenada num vidro fechado e guardada na geladeira por até 15 dias.  Mais do que isso fica inadequada para o consumo.



Eu costumo acrescentar 1 colher da linhaça já triturada, a 1 copo de suco, e consumir pela manhã.  Ou misturar 1 colher a 1 copo de iogurte.  Fica delicioso!
Mas pode também misturar ao feijão, salpicar sobre a salada, ou até mesmo fazer receitas com ela.  Existem várias formas de consumi-la!
E então, gostaram da dica de hoje!
Espero que sim!
Alguém já conhecia a linhaça?  Tem alguma experiência com ela?  Alguma receita?  Divida conosco!  Deixe nos comentários, ok?

Fiquem com Deus.

Beijos!!!

10 comentários:

  1. Ótimo post, acabei inserindo em minha dieta e, tenho tido ótimos resultados.

    Vi seu blog na comunidade entre amigas, também tenho um blog o Sempre Vaidosas (www.semprevaidosas.com), com dicas de moda, maquiagem e dieta e saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Muito legal receber esse feedback, saber que a comunidade esta funcionando. Muito obrigada! Beijos !!!

      Excluir
  2. Gostei muito do post, tenho que voltar pra minha dieta e pra academia!

    Beijos
    Rafa Monteiro
    Mulher Antenadíssima ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa! Já tentei voltar pra academia, mas não adianta, não consigo gostar. Então tenho feito atividades em casa mesmo e dieta! Muito obrigada! Beijos!!!

      Excluir
  3. Quanto mais eu leio sobre ela, mas falo que tenho que ter vergonha na cara e começar logo, jah provei e gostei mt do gosto tb! Flor, passa no meu blog pra conhecer, e vem participar do sorteio com 14 LANÇAMENTOS DA BEAUTY FAIR, boa sorte pra ganhar! http://makeolatras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKkkkkk
      Ela faz muito bem pra saúde!
      Vou visitar seu blog sim. Obrigada! Beijos!!!

      Excluir
  4. Realmente tem vários benefícios, eu adoro comer biscoito de linhaça.
    Beijinhos flor

    ResponderExcluir
  5. Amiga, como linhaça todos os dias, há muitos anos!
    Adoro o mix que faço de várias farinhas, coisas naturais me atraem muito!
    Bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga! Eu não gostava muito de produtos naturais, mas minha opinião a respeito deles tem mudado muito. Estou adorando! Beijos!!!

      Excluir

Deixe seu comentário! Ele é muito importante para mim. Fique com Deus. Bjosss!