Há alguns dias atras eu fiz um post sobre Enxaqueca (se você não leu, clique AQUI), e muitas meninas comentaram comigo que sofrem desse mal. Infelizmente eu também faço parte desse grupo, só que geralmente é no período da TPM, muito raramente fora desse período, mas acontece.
Então, fiz uma pesquisa e vim mostrar pra vocês que com a alimentação podemos evitar que a enxaqueca apareça com mais frequência.
Além de usar medicamentos devemos nos atentar que um poderoso aliado contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca: a alimentação! Isso mesmo, alguns nutrientes tem o poder de aliviar os sintomas e até mesmo reduzir este mal.
Alimentos que devemos consumir:
MAGNÉSIO:
A concentração de magnésio no nosso corpo afeta os receptores de serotonina, substância responsável por regular a percepção a dor e disposição, bem como outros receptores relacionados a enxaqueca. Ele também tem ação relaxante.
Principais fontes: Feijão preto, espinafre, castanha de cajú, amêndoas, alcachofra, chocolate meio amargo, sementes, abacate, batata, ervilha e tomate.
OMÊGA 3:
Ele tem ação anti-flamatória combatendo as substâncias inflamatórias (como carboidrato refinado, gordura e embutidos) causadoras da enxaqueca.
Principais fontes: Salmão, sardinha, atum e semente de linhaça.
VITAMINA B12:
Ela é fundamental para o funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade que podem causar as crises de enxaqueca.
Principais fontes: fígado de boi, atum, ovos, leite, espinafre, agrião e couve.
ANTIOXIDANTES:
Limpa o excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo. Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória.
Principais fontes: Cenoura, mamão, abobrinha, frutas alaranjadas, frutas vermelhas e azeite.
ÁGUA:
Tente beber 2 litros diários, pois uma das causas da dor de cabeça, pode ser a falta de água no corpo, ou seja, desidratação.
GENGIBRE:
Ajuda poderosa para náuseas e cefaleia, por ser anti-inflamatório e anti-histamínico.
Pode ser consumido em forma de chá.
Nos dias de crises, chá de flores de lavanda, maracujá ou erva cidreira, ajudam a promover o bem estar pois são calmantes.
Além da alimentação, alguns hábitos também podem ajudar a evita-la como por exemplo: praticar atividades físicas, não pular refeições, comer de 3 em 3 horas e não mudar horários de sono.
Alimentos que devemos evitar:
CARBOIDRATOS:
É uma das coisas que devemos moderar. Tanto a falta dele como o excesso mexem com o nosso metabolismo, e um dos sintomas disso é a dor de cabeça. Por isso, nada de corta-lo totalmente da dieta, mas deve se ter cautela.
Principais fontes: arroz, pães e massas.
EMBUTIDOS E PRODUTOS DEFUMADOS:
Tem alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo nosso organismo.
Exemplos: Presunto, salame, salsicha e patês industrializados.
Outros vilões:
- Café, chá preto, refrigerantes a base de cola: É bom evitar se o seu organismo for sensível a cafeína.
- Vinho tinto e amendoim: Eles contem teobromina, amina e tiramina, que estimulam o sistema nervoso central e podem causar a dor em pessoas sensíveis a esse componente.
- Queijos envelhecidos
- Comida processada
- Chocolate
- Bebidas alcoólicas
Apesar destes serem algum dos vilões, que podem causar com mais frequência a enxaqueca, devemos ter em mente que existe sempre uma reação individual, por exemplo: o kiwi é recomendado por ser antioxidante, mas em algumas pessoas ele pode causar a dor por se cítrico. Por isso o recomendado é que você observe e se possível anote tudo que come, assim pode observar o alimentos que no seu caso, causam as dores com mais frequência.
Cada pessoa reage de uma forma. Portanto observe-se!
Este post é apenas orientativo e não dispensa e nem substitui a visita ao médico!
Espero muito que tenham gostado e que este post possa ajudar vocês.
Um excelente final de semana para todas!!!
Fiquem com Deus.
Beijos!!!
Adorei as dicas
ResponderExcluirBeijinhos Lindona!
Sorteio Case para Iphone4
Blog da Fran Bazan
Obrigada Fran! Beijos!!!
Excluir